quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Caderno de Oraçao 9/11


Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e Ele o fará. 
Salmos 37:5

Hoje na  hora do ensaio do conjuto Master me fizeram alguns pedidos de oraçao.
Jacicleide pede oraçao por Ellen e sua mae. Parece- me que a mae da Elen foi realizar um exame delicado e invasivo. Houve compliçoes. Nao tenho mais informaçoes, mas apresento essa senhora para o Deus de milagre.

O Péricles pediu oraçao pelo pai de seu cabeleleiro que está com cancer e parece que é fase terminal

Eu oro também pelos pais  das crianças internadas, pois o medo de poder perder tras mais desespero e tristeza.
Adriana Prato pede oraçao pelo trabalho musical Duetos que estao realizando.

Oro pela minha ortodontista Tania

A igreja ja escolheu os novos dirigentes para 2012, que Deus abençoe e capacite a cada um.

Agradeço a Deus por mais um ano de vida que concedeu à minha amiga e vizinha Elaine

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Caderno de Oraçao 8/11


Na ultima quinta feira dia 17 de novembro tirei um tempo para orar de forma especial por todos que estão no caderno de oração.
Aproveitei para orar por mais algumas pessoas.
Ao rever alista de pessoas tenho visto o quanto Deus as tem abençoado.
Orei por emprego, saúde, libertação de vícios de drogas, cura contra o câncer, coma e outras doenças, brigas familiares, separações, reavivamento, gravidez, questões judiciais

Eis a lista das pessoas pelas quais tenho orado


FAMÍLIA

Celso Ricardos
Dieu
Eliseu
Renata
Amauri
Monique
Alison
Paulinho
Marcela
Jeniffer
Haroldo
Karen


IASD

Jacicleide
Péricles
Elimael
Geremias
Angela
Adeilsa
Marisa
Silvana e Eliseu
Karen
Anderson
Soraia
Débora (Sandra)
Sandra e filhos
Aleandra
Paloma
Lucas Walace
Paulinha
Marcos Lins e família
Flavia e esposo


SAÚDE

Pietro
Ismael
Leone
Bianca Toledo
Silma
Duarte
Pedro Henrique
Caio
Juraci
Sebastiao
Avó da Luana Lima



AMIGOS

Claudimara
Elaine
Telma




PROJETOS

Terra brasileira
Faça a Diferença 3
Cantata de Natal ( 24 de dezembro)
Ainda Existe Esperança( de 19 a 26 de novembro)
Caminho para a Saude (27 de novembro)

sábado, 19 de novembro de 2011

O lado sentimental em um hospital




Ja imaginou quanto de emoçao roda em um ambiente hospitalarl? São tantas doenças,
 incertezas, lagrimas.
É querer chorar, mas ficar firme, dar um de forte, para nao ficar pior o ambiente.
É olhar ao redor e tremer


Se sou o doente e choro, fico triste, ja me perguntam se estou sentindo dor, se estou me sentindo alguma coisa. 
Se respondo que estou bem, vem a pergunta, Entao porque está chorando?
Se falo que não é nada, acham que estou com dor "física" e ja querem que me mediquem.


Na recepçao e no Pronto Socorro, é uma loucura, parece que ninguém nos entende, é uma demora. Pode ter muita gente, mas enxergamos somente nós. Porque nao nos passam na frente, porque o médico está demorando, porque o médico nao olha em meus olhos, será que está me escondendo algo? Porque a enfermeira demora para me medicar, nao vê que estou sofrendo? Tenho que colher exames? mas demora algumas horas para sair o resultado e tenho que ficar esperando, vendo imaginando, sentindo.


A emergencia, além da correria, o medo é maior, entrar lá é sinal de gravidade. Se consciente, nao vejo a hora de sair dali, se acompanhante, tem que ficar do lado de fora e a agonia toma conta.


Quando o médico diz que tem que ficar internado, começa a via crusis. Por mais que ele explique que é só para ficar em observaçao, por poucos dias, não conseguimos acreditar. Ao ligar para alguém informando da hospitalizaçao, sempre ha derramamento de lagrimas.


Se a internaçao é na enfermaria ou em um quarto parece que é mais facil, engano. de uma hora para outra, houve uma mudança drástica na rotina que estava acostumada. Hora diferente para tomar banho, comida diferente com pouco ou nenhum tempero, de sal nem adianta falar que nao tem mesmo, é um grama somente. Exames a todo momento, soro no braço me impedindo de ficar saindo da cama.  É o entra e sai de médicos, enfermeiros e outros, mas que nao falam nada e se falam é em uma linguagem que nao se entende.


Se a internaçao é na UTI, o medo toma conta, parece que é um local que a morte fica rondando.
Quem nunca foi ao desespero quando o médico disse que teria que internar na UTI? Por mais que médicos e enfermeiros expliquem que em uma UTI tem médicos 24 hs, a equipe de enfermagem é maior, que o que for preciso ali tem, é difícil acreditar que nao estamos correndo risco de morte, senao nao seríamos colocados ali.


Haja coraçao.




















O trabalho de voluntários espirituais dentro de um hospital





Se há um ambiente que se precise de Deus é o hospital.
No hospital vemos até ateus clamando a Deus.




O voluntário espiritual na recepçao e PS terá a oportunidade de sentar ao lado do enfermo e/ou acompanhante e dar uma palavra de consolo. Poderá contar de forma rápida sua história se tiver. É sempre bom contar o que viveu, nao história de outros. de forma rápida porque no PS há uma dinamica entre consulta, sala de medicaçao e exames.
Aos que permitirem pode impor as mãos e orar por ele, respeitando aos que estao ao redor e a crença de cada um.


Em uma enfermaria o voluntário espiritual tem a oportunidade de orar e falar para um grupo. É sabido que nem todos vão aceitar, mas serão beneficiados, porque estará sendo pedido a bençao pelas pessoas e pelo local.
Na enfermaria ou no quarto a conversa é mais aberta e ha a possibilidade de participaçao dos pacientes e acompanhantes.
Uma boa dica é lembrar de pedir permissao para a imposiçao das maos e nao se ajoelhar por causa da contaminaçao do ambiente.


Em uma UTI há dois trabalhos a ser feito. 
O primeiro é clamar pela cura de quem está "no leito de dor" a maioria pelas sua condiçoes nao terá uma participaçao ativa, mas eles ouvem e muito bem e também entendem, mesmo nao contactuando podem tomar uma decisao que diz respeito a ele e Deus.
O segundo e tao importante quanto, sao os familiares, os que estão acompanhando é preciso clamar a Deus para receberem forças, esperança, consolo.
Nem todas UTIs podem ficar acompanhantes, mas esses ficam do lado de fora na sala de visitas, na entrada do hospital. Estão pelos corredores chorando baixinho ou no telefone tentando consolar os outros ou sendo consolados.
 As vezes acho que a dor dos familiares supera a do doente. 
Ao enfermo no campo físico podemos aliviar a dor, mas a dor dos acompanhantes, familiares, amigos a dor só alivia se entrarmos no campo espiritual. Só Deus pode aliviar com a esperança.
É o momento que mais sentimos a dor do amor, pois na maioria das vezes só sofremos por quem amamos.




Há um grupo grande no hospital que é esquecido. Sao os profissionais que lá trabalham.
Aos olhos de muitos somos considerados maquinas, sem sentimentos, mas nao imaginam a dor que carregamos por sermos limitados em situaçoes tao delicadas.
 O fato de estarmos sempre correndo e nao verem lagrimas em nossa face, nao quer dizer que nao sentimos.
 Dificilmente vamospoder parar para participar da oraçao, mas lembrem de orar por nós.
somos pessoas iguais aos que estao no leito, ou que está acompanhando. Muitas vezes vamos trabalhar com dores, cansados, preocupados porque deixamos nosso filho com febre em casa e temos que ser forte, dar um sorriso, um aperto de mao, um abraço, quando na verdade, nós que precisamos de tudo isso no momento.
Somos pessoas que também perdemos e quando nos deparamos com situaçoes que parecem a que vivemos, respiramos fundo, seguramos as lágrimas.
Somos pessoas que as vezes não conseguimos nos segurar quando perdemos algum paciente ou vemos a dor do familiar, a diferença é que temos que continuar cuidando.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Quem tem coragem de matar a morte?








Hoje é o dia que nos lembra que a morte terá fim, é só um pouco mais e Jesus acabará com a

morte para sempre. Você até pode chorar hoje, mas em breve voltará a sorrir


Se há um dia em que se deve chorar é hoje.


Dia em que lembramos de todos que perdemos


Mas também é o dia que nos lembra que tudo isso terá fim, é só um pouco mais e Jesus


 acabará com a morte para sempre




A morte é um acontecimento tao forte, que tem até um dia para comemorá-la. 
Na verdade nesse dia, nao se quer comemorar a morte, mas sim homenagear, lembrar daqueles que se foram,  morreram. Lembrar de parentes ou amigos que se foram. É o dia onde as pessoas vão ao cemitério levar flores para o ente querido. Fora esse dia, só se vai ao cemitério no dia do enterro da pessoa e dependendo do relacionamento no dia do aniversário de morte( credo que macabro) e no dia que a pessoa faria aniversário.
Fui ao dicionario para pesquisar o significado da palavra morte, embora nem haveria necessidade, pois se há uma palavra que todos entendem o significado é a palavra MORTE.





Na Wikipédia encontramos: morte do latim mors, o óbito do latim obitufalecimento (falecer+mento) ou passamento(passar+mento), ou ainda desencarne (deixar a carne) são termos que podem referir-se tanto ao cessamento permanente das atividades biológicas necessárias à manutenção da vida de um organismo, como ao estado desse organismo depois do evento


 A morte é o fenômeno natural que mais se tem discutido tanto em religião, ciência, opiniões diversas. O Homem, desde o princípio dos tempos, tem a caracterizado com misticismomagiamistério,segredo. Para os céticos, a morte compreende o cessar da consciência, exatamente quando o cérebro deixa de executar suas funcionalidades.
mas o que a Bíblia fala sobre a morte?


Encontramos sua primeira menção em em Gênesis 2:17  mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.


Depois encontramos no capitulo 3  de Gênesis a conversa entre a serpente( diabo) e Eva, onde a serpente chama a Deus de mentiroso. Certamente não morrerás Gênesis 3:4


Quando o homem com sua mulher foram expulsos do Jardim do Éden com certeza sentiram que alguma coisa havia morrido dentro deles.


Quando as folhas começaram a secar e cair das arvores, com certeza sentiram que a natureza estava sofrendo as consequências da não obediência.


Mas quando seu filho mais velho Caim matou a seu irmão ( Geneis 4:8), eles compreenderam o que Deus queria dizer com certamente morrerás.


Viver uma vida sem poder rever aquele que se ama é a maior das dores.
Viver uma vida sem ter a esperança de rever aquele que se ama é a maior das tristezas.


Imagine agora a Adao sem poder  ver e brincar com seu filho Abel? Mas Caim não fugiu? Sim, mas estava vivo, poderia voltar a qualquer momento, mas com a morte não funciona assim.


Graças a Deus que planejou resgatar ao homem da morte.


A morte é algo tao forte que trouxe lágrimas aos olhos de Jesus por ocasião da morte de Lázaro ( Joao 11:35) 


Em Lucas 23:44 - 47 encontramos o relato da morte de Cristo. Com essa morte parece que tudo se findou, que a esperança se acabou, mas era preciso que Jesus passasse pela morte, para vencê-la a fim de nos garantir vida eterna.





Em Lucas 24:5 - 7 é relatado a ressurreição de Jesus. E com isso hoje todos nós podemos ser salvos.


Quem tem coragem de destruir a morte?
Jesus, nao só  tem coragem para destruí-la, como tem poder para fazer. Com sua morte e ressurreição, Ele venceu a morte com seus aguilhoes


ESPERANÇA



Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para 


que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os seguem.

Apocalipse 14:13


Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte. 
1 Coríntios 15:26





TRAGADA FOI A MORTE NA VITÓRIA


Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? I Corintios 15:55




Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. Apocalipse 21:4


Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem 
1 Coríntios 15:20



Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. 
1 Coríntios 15:52




Se a nossa esperança em Cristo só vale para esta vida, nós somos as pessoas mais infelizes deste mundo.I corintios 15:19 BLH


É só um pouco mais e Deus dará fim a morte,às lágrimas e as tristezas .