terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Ensaio sobre a Cegueira

                                                    
                        


Assisti ao filme ensaio sobre a cegueira, porque estava na locadora e vi na capa uma fila de pessoas cegas sem causa aparente. sou louca por filmes de ET, invasão, filmes sem soluções.
Achei o filme muito bom. forte, nojento, mas bonito, dentro do meu gosto.
Esses dias atrás baixei o livro em meu celular. Que livro lindo.
O livro tras mais riquezas que o filme. é a hiostória de um rapaz que ficou cego e através dele, efeito cascata, todo o país ficou cego. É uma cegueira branca, mas a situação deles ficou foi muito negra.
No livro vemos a mudança de toda uma civilização pelo fato de nao enxergarem mais. Retrata o medo que traz a morte. O preconceito que também traz o medo e consequentemente a morte.
Na mudança da civilização, vemos pessoas colocando por terra principios basicos de vida. Nos mostrou que higiene tem tudo a ver com o que vemos.
Fiz três comparações sobre o livro.




  1. Quando olho a situação social de hoje. Quando passo perto dos mendigos, sofridos, sujos, dormindo entre as sujeiras mostra que vivem mesmo uma espécie de cegueira. Como podem não ver o que se passa ao redor? Dormir no meio da rua em pleno meio dia, com todo o movimento ao redor? Se nao for cegueira o que será?
        Pessoas em meio as drogas, usando em plena luz do dia, com adultos       e crianças passando ao redor. Será que nao vivem em uma cegueira?
      
       Jovens se prostituindo, vendendo seu corpo, a troco de que? Se não for cegueira o que será entao?


                           







                                   

                                                       
         2. Também relacionei com o fim do mundo. Quando o cerco se fechar, quando não tivermos mais opçoes de comprar nem vender, será que não viveremos como cegos? Morando entre dejetos, nao sabendo separar espaço de cozinha com espaço de banheiro? Será que comeremos animais crus e permitiremos que animais herbívoros se tornem carnívoros e agressivos?

 

         Não vi muita diferença da ficção para a realidade. O que vemos ao redor ja é uma prova de cegueira.


Ver imagem em tamanho grande

         Cegueira espiritual, cegueira de caracter, cegueira física, cegueira moral. Se agora está ruim, é como no inicio do livro, quando somente alguns eram cegos, mas acredito que vai chegar o dia em que ( quase) todos cegarão e entao a violencia, carnificina, falta de amor reinarão.

    3 . Mas no livro tem também um ponto muito importante e positivo. a esposa do médico que não ficou cega e por todo o tempo ajudou aquele grupo.
  
        Com todo o respeito essa mulher nos mostra que nunca estamos sozinhos, temos alguém a nos apoiar, consolar e ajudar. Lembrei da pessoa do Espirito Santo, que por mais que estiver a situação nunca estaremos seguros se confiarmos em sua proteção.

                                                


                               

       Essa mulher ficou firme até voltarem a enxergar e o Espírito Santo estará conosco no papel de consolador até Jesus voltar .  

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário