O dicionário traduz medo como sentimento de inquietação perante eventual perigo, mesmo que esse perigo seja imaginário.
Encontramos como sinônimo covardia . fraqueza · pavor · pusilanimidade · pânico · susto · temor · terror.
Dizem que o medo nos serve de proteçao. Se tenho medo de cachorro nao vou enfiar minha mao na sua boca, não vou puxar-lhe o rabo ou ficar provocando-o porque sei que pode me morder
O medo é um sentimento que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente. Pavor é a ênfase do medo.
O medo pode provocar reações físicas como descarga de adrenalina, aceleração cardíaca e tremor. Pode provocar atenção exagerada a tudo que ocorre ao redor, depressão, pânico, etc.
Medo é uma reação obtida a partir do contato com algum estímulo físico ou mental (interpretação,imaginação, crença) que gera uma resposta de alerta no organismo. Esta reação inicial dispara uma resposta fisiológica no organismo que libera hormônios do estresse (adrenalina, cortisol) preparando o indivíduo para lutar ou fugir.der.
Na verdade o medo é uma semente que se origina no cerebro, germina e cresce de forma assombrosa.
Imagino o medo e ja começo a suar, tremer, sendo que nao tenho certeza que o que imagino vá acontecer, é a ponte entre o real e o imaginário.
As vezes o medo é tao grande que parece que se materializa.
Tenho medo de cachorro, até do meu, então quando estou andando na rua, isso se materializa e atraio até os mais dóceis. Dizem que exalamos o cheiro do medo.
Ha outros medo como : de escuro, de sair na rua, de lugar fechado, de falar em público, de ficar doente, de morrer e por ai vai.
O medo pode se tornar uma doença
A doença é muitas vezes produzida, e com freqüência grandemente agravada pela imaginação. Muitos que atravessam a vida como inválidos, poderiam ser sãos, se tão-somente assim o pensassem. Muitos julgam que a mais leve exposição lhes ocasionará doença, e produzem-se os maus efeitos exatamente porque são esperados. Muitos morrem de doença de origem inteiramente imaginária. A Ciência do Bom Viver, pág. 241.
Mas como vencer o medo?
- Dizem que a maneira de vencer o medo é conhecendo a si mesmo.
- Se for de forma exacerbada, procurar ajuda médica.
- Fazer treinamento mental, falando " nao estou com medo"
- Respirar profundamente e soltar bem devagar
- Confiar em Deus, lançando sobre Ele todas as nossas anciedades porque Ele tem cuidado de nós
Nenhum comentário:
Postar um comentário